quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quebrando paradigmas




Ao lermos o encontro do Messias com uma mulher samaritana em Samaria junto ao poço de Jacó podemos entender que existia ali um conflito de religiões entre Judeus e Samaritanos. Quando Jesus disse para aquela mulher que o desse um pouco de água para beber já queria exatamente quebrar os paradigmas que impediam a verdadeira adoração ao PAI.

Entenda:
Os samaritanos acreditavam que o único lugar de adoração a Deus era no monte Gerizim, e não aceitavam a importância de Jerusalém. Sendo assim os samaritanos ergueram um templo junto ao monte Gerizim somente para eles, com suas regras e preceitos se isolando totalmente dos Judeus e dos outros.

Hoje, passados mais de dois mil anos, ainda podemos observar que a religião tem criado grandes muralhas entre as pessoas e até mesmo entre o homem e Deus, por isso Jesus nos deixou essa linda passagem que se encontra no evangelho de João no capitulo 4.
Jesus, com todo amor, rejeitou a religiosidade daquela mulher e ofereceu a ela a água viva, e ainda disse: “mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede”.

Jesus nos ensina que para adorar o Pai não existem regras pré-estabelecidas pelo homem e muito menos há lugares específicos como criam os samaritanos. Jesus nos ensina que nem no monte e nem em Jerusalém é o lugar correto, mas chegará à hora em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Jesus continua a dizer: à hora é esta, o tempo já chegou é aqui no presente, logo não existirá mais um véu, o acesso a Deus está liberado. Não existem regras. Não existe um lugar certo. Não existe uma religião... Só existe um caminho a seguir. Só existe um mediador e Ele veio dar água viva e aquele que beber se tornará uma fonte de água à jorra para vida eterna.
Que possamos refletir o quanto a religiosidade tem causado atritos entre nações, entre familiares, entre amigos, comunidades e as pessoas em geral. O amor tem ficado em stand by, mas certamente, se pararmos um pouquinho para refletir e começarmos a quebrar os paradigmas que criamos, seremos aqueles adoradores que Jesus disse que o Pai está à procura. Esses são os tais!

Um abraço
Ivison Thiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário